domingo, 9 de janeiro de 2011

Domingo Gostoso - Torta Folhada pronta em 1 hora!

Olá pessoal!



créditos: Maja / SXC.hu
Estamos de volta com mais uma receita deliciosa e fácil de fazer.
Ontem a família toda estava reunida, mas não queríamos comer algo que fosse pesado demais. Depois das festas e de uma primeira semana do ano cheia de guloseimas, estamos pouco a pouco direcionando o cardápio para refeições mais leves.

Na dúvida do que fazer pensei em peito de perú light fatiado. Enfim, para não fazer uma salada, partí prá algo um pouco mais elaborado, incluindo alguns ingredientes light e outros não.

O mais importante é que todos gostaram, e foi um delicioso almoço em família.

Vamos lá?

a receita:

Torta folhada de peito de perú light.

INGREDIENTES

Arquivo / Rango Show

400gr. de massa folhada pronta congelada
100gr. de peitu de perú light  fatiado
50gr. de milho verde cozido
2 colheres rasas de sopa de requeijão light
1 xícara da de chá  de leite desnatado GELADO
1 colher de sopa de margarina light
1 colher cheia de sopa de amido de milho (tipo Maizena)
1 gema de ovo
Salsinha desidratada
Farinha de trigo para abrir a massa


PREPARO

- Massa:
Deixe a massa descongelar bem por cerca de 2 horas.

Abrir a massa:
Arquivo / Rango Show
Limpe bem sua pia, ou uma mesa com superfície bem lisa, deixando livre uma área de cerca de 1m² para abrir a massa.
Salpique a superfície com farinha de trigo, tire a massa folhada da embalagem, desdobre e ponha em cima da área coberta com farinha. Salpique farinha por cima da massa e com um "rolo de macarrão" vá abrindo a massa em todas as direções de modo que fique com uma expessura bem fina e cerca de 2 palmos de largura para cada lado. 
IMPORTANTE: Cada vez que terminar um movimento com o rolo, verifique se a massa está abrindo de forma homogênea, e também vá salpicando farinha para a massa abrir sem perder resistência. Se isso não for feito a massa tende a rasgar à medida que afina a superfície.

Preparar a forma:
Use uma forma refratária (use louça ou barro) média (para 1/2kg.). Molhe a forma e escorra rapidamente, de modo que ela fique só úmida, não molhada. Salpique em seguida um punhado e farinha e espalhe de modo que fique homogênea. Como a proposta é ser mais light, não use manteiga, azeite ou margarina.
Com a massa já aberta, corte ela cuidadosamente ao meio. Selecione uma das metades e forre a forma refratária deixando uma folga para o lado de fora. Essa folga servida para selar a tampa da torta depois. Tome cuidado para não acumular nos cantos e ficar muito grossa.

Arquivo / Rango Show
- Recheio:
Dissolva o amido de milho em leite GELADO até ficar bem uniforme e sedoso.
Em uma panela pequena e fogo baixo, derreta a margarina light. Acrescente o milho cozido (eu mesmo cozinhei o milho. Usei milho orgânico) e refogue rapidamente, sem tostar o milho. Em seguida junte o peito de perú picado e ponha em fogo médio. Quando sentir o cheiro do peito de perú cozinhando acrescente o amido de milho dissolvido no leite e vá mexendo até engrossar bem. Acrescente o requeijão light e continue mexendo até misturar bem.  Abaixe o fogo e misture a salsinha desidratada até espalhar bem. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. A consistência precisa ser firme, pois como usamos requeijão, a tendência é que ele se expanda e amacie o recheio. Se ficar mole demais, o recheio também se expandirá demais e a torta irá rasgar, podendo vasar o recheio.

Enquanto o recheio descansa, ligue o forno em temperatura média (180°).

- Montando a torta:
Créditos: Michael Lorenzo / SXC.hu
Pegue o refratário forrado com a massa e espalhe bem o recheio. Não ponha  todo o recheio de uma vez só. Vá acrescentando em camadas, pois assim ele ficará bem assentado e espalhado de maneira homegênea.
Corte a metade da massa que sobrou ao meio, e depois em tiras de cerca de 2 dedos de largura. Encha  um pote com água fria e vá molhando as mãos à medida que pega as tiras e cobre o recheio. Fica bonito que elas sejam colocadas em diagonal, como se desenhando uma trelhiça. Molhar a mão umedece a massa sem encharcar e isso sela, de modo que quando ficar assado a massa não se soltará. 
Puxe a sobra de massa que ficou para fora da forma refratária e dobre para dentro cobrindo somente os cantos da cobertura.
Desmanche a gema de ovo em um pote pequeno e com um pincel de cozinha, ou uma colher de chá, espalhe somente na área coberta pela massa, sem  passar pelo recheio que está exposto.

Leve ao forno médio (180°) por cerca de 40 minutos, ou quando estiver bem dourada.

Sirva com arroz integral, cenouras cozidas e temperadas, e uma boa salada verde.
Lembre-se de preferir alimentos orgânicos.
Rendimento 8 porções.

Espero que aproveitem. Nosso almoço foi uma delícia.
Bom apetite e até a próxima!

P.A. Nogueira
RANGO SHOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário